V. 9, 2021

Artigos Originais

Colonização por MRSA em profissionais de saúde: uma Revisão Sistemática

Mrsa Colonization Health Professionals: A Systematic Review

Ane Caroline Ribeiro; Carla Matheus Farah; Joana Lado Oliveira; Patrícia Guedes Garcia

. v.9, 2021

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OBJETIVO: Investigar por meio de uma revisão sistematizada a prevalência de profissionais de saúde colonizados por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) em ambientes hospitalares.
MÉTODOS: Foi realizada uma busca da literatura na base de dados MEDLINE (National Library of Medicine), onde foram analisados estudos transversais e ensaios clínicos, realizados em profissionais de saúde humana colonizados por MRSA em ambiente hospitalar, publicados originalmente na Língua Inglesa nos últimos cinco anos. Foram excluídos estudos mal descritos e inadequados para o tema, simulação e investigação, bem como os que avaliaram profissionais de saúde animal e pacientes colonizados e/ou infectados por MRSA ou por outro tipo de micro-organismo.
RESULTADOS: Fizeram parte do escopo desta revisão um total de 6 estudos, que preencheram os critérios de seleção. As frequências de colonização por MRSA variaram desde 2,4% a 73%. Os profissionais da classe de Enfermagem e aqueles que trabalham em setores de risco foram apontados como os mais suscetíveis a serem colonizados.
CONCLUSÃO: A colonização de profissionais de saúde por Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) é uma realidade, indicando que uma má adesão em medidas preventivas pode colaborar para a disseminação desse micro-organismo, causando impactos para os pacientes, para comunidade e para própria saúde desses profissionais.


Palavras-chave: Staphylococcus aureus Resistente à meticilina, Pessoal de saúde, Infecção hospitalar.

Acuracia dos efeitos agudos do alongamento e aquecimento sobre a potência muscular em atletas amadores

Accuracy of The Acute Effects of Stretching and Heating on Muscle Power in Amateur Athletes

Mateus Antônio Silva de Proença; Tayná Martins Moreira; Vitória Maria Lobo Costa; Thiago Casali Rocha

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: Sabe-se que o alongamento e o aquecimento são duas modalidades bastante discutidas entre os profissionais da área da saúde. As duas modalidades apresentam diversos efeitos em variáveis discutidas no meio científico, como: potência muscular, flexibilidade, prevenção de lesões, performance muscular, desempenho no exercício, dentre outras. Contudo, podemos perceber uma escassez de estudos que elucidam as vantagens do alongamento e do aquecimento em relação à potência muscular.
OBJETIVO: Investigar os efeitos do alongamento e do aquecimento sobre a potência muscular, avaliando as variáveis com os testes Counter Movement Jump (CMJ), Squat Jump (SJ) e Drop Jump (DJ).
MÉTODO: A amostra do tipo não probabilística por conveniência foi constituída por 21 indivíduos fisicamente ativos avaliados pelo questionário curto IPAQ. Foi avaliado também a potência muscular através dos testes Squat Jump (SQ), Drop Jump (DJ) e Counter Movement Jump (CMJ), antes e após as intervenções. Em um primeiro momento, foi realizada uma randomização para saber qual intervenção seria feita primeiro (alongamento ou aquecimento), e após intervalo de, no mínimo, 24 horas, foi realizado o segundo encontro com a outra intervenção.
RESULTADOS: Segundo os achados, percebemos que houve diferença significativa na intervenção aquecimento no teste Counter Movement Jump nas variáveis de altura do salto, tempo de voo e velocidade (P<0,05). Para o teste Drop Jump, podemos perceber diferença significativa nas variáveis de índice de força reativa e altura do salto (P<0,05). Já no teste Squat Jump não foi encontrado em nenhuma das variáveis analisadas, diferença significativa (P>0,05).
CONCLUSÃO: De acordo com o presente estudo, podemos concluir que o aquecimento muscular obteve melhores benefícios para as variáveis avaliadas pelo teste CMJ e DJ. Não observando mudanças quando os voluntários realizaram alongamento muscular para nenhum dos testes avaliados.


Palavras-chave: Exercícios de alongamento muscular; Treinamento de resistência; Corrida use Carrera.

Efeito de diferentes modalidades de exercício na modulação autonômica cardíaca de pacientes com doença arterial coronariana: uma revisão sistemática

Effect of different modalities of exercise on cardiac autonomic modulation in patients with coronary artery disease: a systematic review

Jannine Christina Machado Molina; Julia Teixeira Martins Botelho , Larissa Fahel Vaz; Ana Paula Ferreira

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: A DAC é responsável por uma fração substancial de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares e a disfunção autonômica está entre as mudanças mais importantes causadas por esta doença.
OBJETIVO: Investigar, por meio de uma revisão sistemática, os efeitos de diferentes modalidades de exercício na modulação autonômica cardíaca em indivíduos com DAC. Métodos: Foram analisados estudos publicados originalmente na língua inglesa, dos últimos 10 anos, tendo como referência a base de dados MedLine (National Library of Medicine). Objetivando selecionar os estudos de maior evidência científica, foram selecionados apenas os ensaios clínicos e estudos observacionais.
RESULTADOS: Os dados da literatura demonstraram benefícios, na modulação autonômica cardíaca de pacientes que praticam exercícios. Os pacientes com DAC que passaram por programas de treinamento físico, sejam aeróbicos terrestres ou aquáticos, apresentaram melhora no índice da sensibilidade barorreflexa, na modulação parassimpática, na variabilidade da FC (aumento significativo na recuperação da frequência cardíaca) e no índice cardiorrespiratório.
CONCLUSÃO: Os resultados sugerem melhora na modulação autonômica dos pacientes com DAC após a introdução do programa de treinamento físico, constituindo, desta forma, uma boa intervenção não farmacológica para a população acometida.


Palavras-chave: Doenças do sistema nervoso autonômico; Disfunção autonômica; Doença arterial coronariana.

Relato de experiência de Mentoring em estudantes da área da saúde: repercussões e dialética

Experience reportot of Mentoring in health students: repercussion and dialetic

Larissa Cruvinel Leite, Larissa Vitoria Dornelas, Laura de Souza Bechara Secchin, Renata Araújo Campos Dall’Orto

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: A saúde mental do estudante de graduação tem sido motivo de preocupação nas instituições de ensino superior (IES). Com o objetivo de promover uma formação integral e minimizar esses problemas, algumas estratégias têm sido oferecidas pelas IES, como os programas de Mentoring.
OBJETIVO: Relatar a experiência de um programa de Mentoring, em desenvolvimento há 6 anos, entre estudantes da graduação da área da saúde, em uma instituição privada. Relato de Experiência: O Programa de Mentoring da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF – Suprema) começou a ser implementado, de forma gradativa em 2016 como obrigatório e homogêneo em termos de período e curso. Em 2019 foi realizada uma reestruturação do programa que passou a ser opcional e composto por estudantes de diferentes períodos. No ano de 2021, em um contexto pandêmico, foi inaugurado o e-Mentoring na Instituição.
DISCUSSÃO: O Mentoring pode ser uma intervenção preventiva, auxiliando o estudante a reconhecer as suas fragilidades e fortalezas em sua vida acadêmica e posterior vida profissional. Por meio desta estratégia, o mentor, referência para o discente, pode relatar sua própria experiência que pode ser similar à vivenciada pelo jovem estudante, e juntos desenvolver objetivos de enfrentamento dos aspectos relatados durante os grupos de mentoria e acompanhamento das demandas ao longo dos encontros.
CONCLUSÃO: O modo de organização do Programa, o ambiente do Mentoring, o perfil do mentor e o suporte institucional são condições importantes a serem consideradas para que o programa seja uma ferramenta de suporte efetiva aos envolvidos no processo.


Palavras-chave: Tutoria; Orientação profissional; Estudantes de Ciências da Saúde; Educação médica.

O Transplante da medula óssea na doença falciforme: uma revisão sistemática

Bone Marrow Transplantation in Sickle Disease: A Systematic Review

Jordanna Stefanny Matos

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: Anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, dando origem ao nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e se rompe com facilidade, causando anemia.
OBJETIVOS: O objetivo deste artigo foi verificar por meio de uma revisão sistemática sobre as taxas de sucesso pós-transplante de medula óssea, a fim de buscar a cura da doença.
MÉTODOS: Foram analisados os mais relevantes estudos na base de dados Pubmed, sendo contemplados somente artigos sobre transplante de medula óssea e tratamentos na doença falciforme.
RESULTADOS: Fizeram parte do escopo desta revisão artigos que não demonstraram haver controversa nos resultados em relação ao transplante de medula, tendo boa eficácia na redução dos sintomas, sendo o melhor tratamento de escolha.
CONCLUSÃO: Ainda faltam evidências científicas sobre transplante de medula óssea, por ser um tratamento de difícil acesso, pois não há facilidade de achar um doador totalmente compatível, porém em relação aos outros tipos de tratamento, observa-se melhor eficácia para cura desta doença.


Palavras-chave: Anemia falciforme; Transplante de medula óssea; Comportamento da doença.

As epidemias e pandemias virais na história da humanidade - uma análise sistemática e biológica

Viral epidemics and pandemics in the history of mankind - a systematic and biological analysis

Elisa Nassif Montenegro; Elder Batista; Pedro Henrique Stroppa

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: Relatos de diferentes épocas de epidemias e pandemias mundiais virais de HIV-1; HIV-2; Measles morbillivirus; H1N1; Ebolavirus; Orthopoxvirus variolae; Influenzavirus; Poliovírus e Sars-cov-2 são utilizados com o intuito de instruir as pessoas sobre esses seres, sobretudo relatar a importância do isolamento social, do uso de bons hábitos de higiene pessoal (por exemplo, o uso do álcool 70% e a higienização correta das mãos), de saneamento básico e imunização, no que se diz respeito a pandemias Resultado: E, assim, prevenir-se possíveis eventos de contaminação. A história da pesquisa científica, fornece uma base teórica sobre os eventos relatados. Ademais, o objetivo do estudo se baseia em mostrar duas óticas a respeito de epidemias: o lado da humanidade (hospedeiro) e o lado dos vírus (parasitas), considerando a evolução das espécies.


Palavras-chave: Vírus; Epidemias; Prevenção de doenças; Seleção natural; Sars-CoV-2; Isolamento social; Vacinação.

Aprendizagem baseada em problemas on-line como estratégia de ensino remoto emergencial no curso de Medicina durante a pandemia de COVID-19: Percepção e satisfação de aprendizagem

Online problem-based learning as an emergency remote teaching strategy in the medical course during the COVID-19 pandemic: Perception and learning satisfaction

Diogo Machado de Oliveira; Pedro Luiz Rodrigues Guedes; Isabel Vieira De Assis Lima; Laila Fieto Ribeiro; Leonardo Figueiredo Vilela; Luiz Alberto Barbosa; Márcia Emília Moreira De Luca; Beatriz Santos; Ricardo Pessoa Martello Souza; Tatiana Oliveira Fulco; Valéria Salazar; Sônia Cristina Leal Leidersnaide; Plínio dos Santos Ramos

. v.9, 2021

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INTRODUÇÃO: O mundo foi brutalmente impactado por uma pandemia desencadeada pelo COVID-19. Como consequência, todo o planejamento pedagógico foi completamente desfeito.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo verificar a percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos de graduação em medicina que foram expostos à implementação do Ensino Remoto Emergencial (TRE) com Aprendizagem Baseada em Problemas Online (O-PBL).
MÉTODOS: Cento e vinte e seis estudantes participaram do estudo. A implementação do TRE com O-PBL teve como objetivo trabalhar exclusivamente conteúdos teóricos cognitivos e correspondeu a um período total de 8 semanas. Foram feitas perguntas específicas para quantificar a percepção de satisfação e aprendizado por meio de uma pontuação de 0 a 10 em cinco momentos de todo o processo. Foi realizada análise estatística e obtidas as médias dos escores globais, bem como os respectivos intervalos de confiança de 95%.
RESULTADOS: As avaliações perceptivas gerais mostraram um alto nível de satisfação e aprendizado em todos os momentos. Todos os grupos relataram escores semelhantes de percepção de satisfação para o conjunto de atividades relacionadas ao processo (1º período 8,8 ± 0,23 escore; 3º período, 8,8 ± 0,35 escore; 4º período, 8,71 ± 0,12 escore, P > 0,05). Para o conjunto de atividades relacionadas ao aprendizado, o 1º período apresentou nota inferior, 7,78 ± 0,31 em relação ao 3º período, 8,37 ± 0,19 escore, P < 0,05, e para o 4º período, 8,44 ± 0,24 escore, P < 0,01.
CONCLUSÃO: A implementação simultânea do TRE com O-PBL possibilitou a continuidade e manutenção do processo ensino-aprendizagem com alta percepção de satisfação e aprendizagem dos alunos.


Palavras-chave: Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas; Ciências da Saúde

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