Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Rafael David Souto de Azevedo

A Terapia por Pressão Negativa como Método Adjuvante no tratamento de feridas complexas: Uma Revisão Sistemática

Negative Pressure Therapy As An Adjuvant Method In The Treatment Of Complex Wounds: A Systematic Review

Elba Soraya Magalhães da Luz; Izis Leite Maia de Ávila; Yuri Navega Vieira; Rafael David Souto de Azevedo

.2023;11(11):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: Fundamentação: O uso de curativos em associação à Terapia por Pressão Negativa (TPN) é um método adjuvante para o tratamento das feridas complexas por acelerar a dinâmica da cicatrização. A evolução de uma ferida de difícil terapêutica aumenta o tempo de hospitalização, eleva os custos e produz taxas superiores de mortalidade, configurando um embate para os portadores, profissionais e gestores de saúde.
OBJETIVO: O objetivo desse estudo é elucidar a eficácia da Terapia por Pressão Negativa no manejo de feridas complexas, destacando seus mecanismos de ação, indicações terapêuticas e benefícios.
MÉTODOS: Foi realizada revisão na base de dados Pubmed, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, em artigos publicados entre 1997 e 2020.
RESULTADOS: O mecanismo de ação da TPN envolve diversos meios, dentre eles: efeitos físicos, como o aumento da perfusão, redução das dimensões da injúria e depuração bacteriana, controle do edema e do exsudato; e biológicos, como o estímulo à formação de tecido de granulação e redução da resposta inflamatória local. As principais indicações da TPN são as feridas complexas, como feridas traumáticas, enxertos de pele, úlceras por pressão, deiscências de ferida operatória, queimaduras e prevenção de complicações em incisões fechadas.
CONCLUSÃO: Com o uso do vácuo, observa-se a formação mais precoce do tecido de granulação e fechamento mais rápido em comparação aos demais utilizados no mesmo tipo tratamento. De fato, é uma técnica simples, de fácil aplicação e bem tolerada pelos pacientes. Adicionalmente tem-se demonstrado que a TPN apresenta baixas complicações, proporciona altas precoces e economiza recursos.



Logo GN1