Artigos Relacionados

2 resultado(s) para: Estado Pré-Diabético; Hiperglicemia; Prevenção de Doenças

Pré-diabetes: a relevância clínica de um importante marcador de risco

Prediabetes: the clinical relevance of an important risk marker

Heloina Lamha Machado Bonfante; Marianna Novaes da Costa Avila; Luciana Miranda Marcon; Carolina Andrade Pedrosa; Helen de Oliveira Gonçalves Prince Soares; Lizia Marina Fonseca Reis; Ulisses Pereira Mendonça; Alexandre dos Reis Barreiros; Mayssa Porto Araújo de Andrade

.2015;3(3):1-6 : Artigos de Revisão

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH
O termo pré-diabetes refere-se a indivíduos com glicemia de jejum alterada (GJA) e/ou tolerância a glicose diminuída(TGD) e que possuem risco aumentado para diabetes mellitus tipo 2. Embora em ambos os casos exista alto risco de desenvolver diabetes e doença cardiovascular, eles manifestam alterações metabólicas distintas. Grandes estudos prospectivos randomizados com intervenção no estilo de vida e/ou várias formas de tratamento farmacológico demonstraram sucesso nos resultados, prevenindo ou retardando a progressão para o diabetes. Várias opiniões sobre condutas em pré-diabetes permanecem controversas, tais como o papel da farmacoterapia e quando considerar esse tratamento. Modificações do estilo de vida devem ser considerados um método ideal de prevenção devido aos efeitos benéficos sobre o risco cardiovascular assim como benefícios relacionados a perda de peso e melhora na dieta. Entretanto, a aderência a longo prazo de tais intervenções permanece um fator limitante para sua ampla implementação, podendo a terapêutica farmacológica ser uma importante abordagem para prevenir diabetes tipo 2 em indivíduos cujas intervenções no estilo de vida falharam ou não foram suficientemente potentes ou possíveis. Nesta revisão, nós reportamos alguns trabalhos envolvidos na identificação e tratamento do pré-diabetes, interpretando os dados disponíveis que poderão nos auxiliar na condução desses casos.

Palavras-chave: Estado Pré-Diabético; Hiperglicemia; Prevenção de Doenças

As epidemias e pandemias virais na história da humanidade - uma análise sistemática e biológica

Viral epidemics and pandemics in the history of mankind - a systematic and biological analysis

Elisa Nassif Montenegro; Elder Batista; Pedro Henrique Stroppa

.2021;9(9):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT

INTRODUÇÃO: Relatos de diferentes épocas de epidemias e pandemias mundiais virais de HIV-1; HIV-2; Measles morbillivirus; H1N1; Ebolavirus; Orthopoxvirus variolae; Influenzavirus; Poliovírus e Sars-cov-2 são utilizados com o intuito de instruir as pessoas sobre esses seres, sobretudo relatar a importância do isolamento social, do uso de bons hábitos de higiene pessoal (por exemplo, o uso do álcool 70% e a higienização correta das mãos), de saneamento básico e imunização, no que se diz respeito a pandemias Resultado: E, assim, prevenir-se possíveis eventos de contaminação. A história da pesquisa científica, fornece uma base teórica sobre os eventos relatados. Ademais, o objetivo do estudo se baseia em mostrar duas óticas a respeito de epidemias: o lado da humanidade (hospedeiro) e o lado dos vírus (parasitas), considerando a evolução das espécies.



Palavras-chave: Vírus; Epidemias; Prevenção de doenças; Seleção natural; Sars-CoV-2; Isolamento social; Vacinação.

Logo GN1