Artigos do Autor

1 resultado(s) para: Cibele de Nazaré Câmara Rodrigues

A Função Sexual de Universitárias em uma Universidade em Belém do Pará

The Sexual Function of University Students at a University In Belém Do Pará

Danielly Fialho Amado; Cibele de Nazaré Câmara Rodrigues; Renato da Costa Teixeira; Mauro Dias Silva Júnior; Ediléa Monteiro de Oliveira; Érica Feio Carneiro Nunes

.2020;8(8):1-8 : Artigos Originais

Resumo PDF PORT PDF ENGLISH
OBJETIVOS: Determinar a propensão de disfunção sexual feminina (DSF) em universitárias através do Female Sexual Function Index (FSFI), determinar quais fatores comportamentais influenciam a função sexual, e identificar o domínio do FSFI que apresentou o menor escore.
MÉTODOS: Estudo analítico tipo transversal, com 522 mulheres sexualmente ativas, idade entre 18 a 25 anos, matriculadas na Universidade da Amazônia, fizessem ou não uso de medicamentos anticoncepcionais, nulíparas ou multíparas. Responderam o FSFI e a um questionario sociodemografico. Os dados foram analisados pelo programa Minitab versão 14 e Microsoft Office Excel versão 2010. Para determinação da associação entre a DS e variáveis independentes foi utilizado o teste qui-quadrado, e a associação de interdependência entre as variáveis quantitativas foi utilizado o teste T-Student, nível de significância de 5%.
RESULTADOS: A prevalência de DSF encontrada foi de 22,99%. O fator Satisfação Corporal teve correlação inversamente proporcional com a presença de DSF (p=0,002). Os demais fatores estudados não mostraram influências significativas na presença de DSF. O domínio com a menor pontuação geral foi o Desejo Sexual (4,10±0.91).
CONCLUSÃO: A Satisfação Corporal, foi o único que apresentou relevância estatística quando correlacionado com a função sexual das universitárias. Pelo FSFI, o domínio do orgasmo obteve o menor escore, seguido dos de dor e desejo sexual. A prevalência de DSF encontrada nas universitárias estudadas foi de 22,99%, semelhante ao relatado na literatura, confirmando assim, a hipótese alternativa do estudo.

Logo GN1